terça-feira, 21 de abril de 2009

Primeiro dia de estágio (nova língua - Russalão)

Ontem foi o primeiro dia de estágio, o início do tão esperado objectivo desta aventura e acreditem que foi um dia carregado de aprendizagem e de descoberta. Os dias aqui começam bem cedo, fiquei em entrar ao trabalho as 8h da manhã mas já quando cheguei por volta das 7h45 já estavam todos a trabalhar e por isso vou começar a tentar chegar mais cedo, por volta das 7h15, o que dá 6h15 em Portugal! Vi com antecedência os autocarros que devia apanhar e assim foi, as 7h03 apanhei o autocarro até ao centro de Menden e a seguir um outro que pára mesmo ao lado da empresa, cumprimentei as pessoas, algumas já conhecia e fui apresentado as restantes, achei toda gente muito simpática e acho que vou ter um ambiente de trabalho espectacular. Depois das apresentações sentei me ao lado da minha nova colega de trabalho que me ensinou hoje a falar Russalão, depois de meia hora de explicações em Russelão olhou para mim e disse “9h”!?!?e perguntei “que se passa as 9h?” era o maravilhoso primeiro intervalo do dia e quem sou eu para dizer que não, voltei para meu lugar para consultar meu mail e também fui comprar umas sandes, passaram as 9h15 e ainda toda gente a ler o jornal e a beber seu cafezinho, passaram as 9h30 e eu já a ler as notícias do expresso, por fim por volta das 9h40 lá voltei eu ao trabalho e foi aí que descobri o que é o Russalão, pois bem, o Russalão é basicamente alemão falado por uma pessoa originária da Russia, consiste em complementar com russo algumas palavras de Alemão como por exemplo a palavra “pagamento” diz se em Alemão “Zahlung”, em Russalão fica “Zahlungoskiv”, e assim foi que passei o resto da manhã a ouvir minha colega Russa a explicar-me o que tinha de fazer quando ela for de férias (acho que para a semana que vem), e obviamente que não percebi praticamente nada do que ela dizia, limitei me a dizer “OK” e a rir-me quando ela também se ria para dar impressão que tava a perceber a piada, de resto fui me guiando pelo o que ela ia fazendo na pratica e até penso estar a aprender rápidamente apesar de ainda não perceber nada de Russalão… e assim chegaram as 11h e voltei a perguntar, “que se passa as 11h”?! pois bem, outro intervalo:) as 12h30 é a hora de almoço, e por fim as 16h começaram todos as levantarem-se e a vestir os casacos, e eu acompanhei, tinha chegado o fim do primeiro dia de trabalho…

1 comentário:

Mr. Arlequim disse...

Lindo, bonito, rico serviço...Ok Rodrigo a tua colega russa está a pedi-las. Essa vai ser a tua primeira conquista em terras alemãs. Impõe-se uma rapidinha antes desta ir de férias. Quanto ao russalão, deixa lá isso rapaz. Deves mesmo é aprender alemão e mandar fotos do gaijedo.

Abraço.